O que fazer em Barra Grande
// Quando ir
Barra Grande, assim como toda a Península de Maraú, é um daqueles destinos que podem ser visitados durante todos os dias do ano. Porém, alguns detalhes podem fazer a diferença na viagem, como as chuvas e a tábua de maré correta para que você possa aproveitar as piscinas naturais.
O clima da região é sempre quente, sendo que as maiores temperaturas são registradas no verão, entre dezembro e março, quando a mínima é de 23°C e a máxima chega a 30°C. Já o inverno, entre junho e setembro, é marcado por temperaturas um pouco mais baixas, com mínima de 21°C e máxima de 24°C.
Nos meses em que há maior incidência de chuvas é preciso ficar bastante atento às condições das estradas que por muitas vezes podem se tornar intransitáveis para carros comuns. Caso haja previsão de chuva para a sua viagem, entre em contato com a pousada para verificar como está a estrada de acesso à Península de Maraú. Se as condições não estiverem favoráveis para acesso pela estrada, a melhor forma de chegar é de lancha, deixando o carro em um
dos diversos estacionamentos em Camamu.
LOCALIZAÇÃO
// O que fazer
A Península de Maraú é o destino perfeito para quem está à procura de paz e sossego. Tranquilidade e belezas à beira-mar são o ponto alto da região. A melhor pedida é sempre curtir o delicioso mar de águas tropicais, pois ao falarmos da Península de Maraú, o dia pode ser resumido a relaxantes banhos de mar, mergulhos em piscinas naturais e finais de tarde inesquecíveis com um maravilhoso do pôr-do-sol.
Por conta da região ser relativamente pequena e bastante acolhedora, é possível visitar todas as praias em alguns poucos dias. 7 dias é suficiente para conhecer as melhores e mais bonitas praias.
Recomendamos começar a diversão pelas praias de Barra Grande. Andando poucos metros você já pode tomar um delicioso mergulho na praia que banha nossa pousada, a praia da Ponta do Mutá. Outras praias de Barra Grande são a praia de Três Coqueiros, Praia da Bombaça e a Praia de Barra Grande.
// Praias
As praias da península com suas águas tropicais e muitas vezes com faixas de areis extensas, são um convite à refrescantes mergulhos e a relaxantes caminhadas. Uma das praias mais badaladas, Taipu de Fora, exala beleza com seus altos coqueiros, areia branca e um mar incrivelmente azul onde é possível observar os peixinhos a olho nu! As piscinas naturais são formadas próximas à areia, portanto não é preciso pegar lancha, jangada ou qualquer tipo de barco para curtir a atração. Para chegar às praias mais afastadas, como a Praia do Cassange, vá de jipe ou de quadriciclo. Na hora do pôr do sol, reserve uma espreguiçadeira no bar da praia da nossa pousada e aproveite o fim de tarde, um momento indescritível...
Praia da Ponta do Mutá
A tarde chega e, com ela, os turistas correm para curtir o pôr do sol na Ponta do Mutá. É hora de relaxar de frente para o espetáculo que acontece todos os dias no mar, onde o sol se põe e a cada minuto o céu é colorido por novos tons, sempre surpreendentes. A Praia da Ponta do Mutá tem mar calmo, areia clara e é a praia que banha nossa pousada. Aproveite para curtir os drinks do nosso bar da praia.
Praia de Taipú de Fora
As piscinas naturais da Praia de Taipu de Fora estão entre os mais belos motivos que levam turistas à Península de Maraú. Entre os arrecifes e corais desse pedacinho da Costa do Dendê, o mar vira piscina e presenteia os visitantes com um cenário paradisíaco.
Praia dos Três Coqueiros
O nome da Praia dos Três Coqueiros não faz jus a essa faixa de areia da vila de Barra Grande, afinal, toda a orla que cerca a região é permeada por coqueiral. Marcada pelo mar agitado na maré alta e por piscinas naturais na maré baixa, a Praia de Três Coqueiros é cercada por casas de veraneio e poucas pousadas.
Praia de Barra Grande
A vila de Barra Grande é o principal destino dos turistas que buscam a Península de Maraú. É lá onde está a maior concentração de pousadas, restaurantes, lojas e, claro, viajantes! Sendo ponto de passagem quase certo de todos que chegam à região.
Praia de Algodões
Se tem um paraíso ainda escondido da grande parte dos turistas que chegam à Península de Maraú, certamente é a Praia de Algodões. Com longa faixa de areia, formação de piscinas naturais, mar transparente, cercada por coqueiros e quase desabitada, Algodões lembra o que era Taipu de Fora alguns anos atrás....
Praia de Cassange
As casinhas de palha abandonadas à beira-mar em meio aos grandes coqueiros dão ar de paraíso perdido à Praia do Cassange. Com mar calmo e formação de piscinas naturais na maré baixa e boas ondas para surfe na maré alta, a Praia do Cassange é para ser desbravada com calma, preferencialmente em um longo dia de aventura...
// Como chegar
A Península de Maraú está localizada na costa do Dendê, litoral sul do estado da Bahia, 220Km ao sul de Salvador e 115Km ao norte de ilhéus. É destino dos que amam a natureza e preferem lugares mais pacatos à grandes concentrações de pessoas. Sua principal vila, Barra Grande, ainda conserva a simplicidade caiçara, apesar de abrigar as principais pousadas, bares e restaurantes da região.
AERONAVE PARTICULAR OU FRETADA
A Península conta com um aeródromo excelente para pousos e decolagens de aeronaves particulares, fretadas ou ainda taxi aéreo (aviões e helicópteros). Informações importantes:
Designativo: SIRI
Pavimento: Concreto
Dimensões: 1200 x 18mts
Coordenadas: 13 54 22S/038 56 24W
- Pátio com estacionamento e hangar
- Disponível abastecimento de querosene
- AVGÁS mais próximo Ilhéus (SBIL) ou Valença
Contato para autorização de operações: Victor (24) 99335 8448 | aeroportosiri@gmail.com
DE CARRO
Para quem vem do sul (imagem 01), sudeste ou centro-oeste pela BR-101, sugere-se entrar na cidade de Itabuna e seguir sentido Ilhéus para acessar a BA-001 até o trevo de acesso da BR-030, que é a única via de acesso terrestre à Península. Evite outros acessos da BR-101 até a BA-001 ou mesmo o acesso da BR-030 na cidade de Ubaitaba pois são estradas de terra em péssimas condições.
A partir da BA-001, são 46km de estrada de terra pela BR-030 que frequentemente está em más condições de conservação.
Uma segunda opção seria dirigir até a cidade de Camamu e deixar o carro em algum estacionamento (existem muitos que cobram por diária). De lá atravessar a baía de Camamu de lancha.
As lanchas partem de hora em hora das 8:00 às 17:00 e o trajeto leva em torno de 40 minutos. Além de poupar o carro, ainda pode-se aproveitar um lindo e prazeroso passeio de lancha através de manguezais intocados e belas ilhas.
Sem carro, o deslocamento em Barra Grande pode ser feito em sua maior parte à pé, para passeios mais distantes pode-se escolher entre um taxi, uma jardineira (caminhonetes com bancos e cobertura na caçamba) ou ainda alugar um quadriciclo, uma bicicleta elétrica e até mesmo um cavalo. Muito bom, não!?
Para os que vem do norte e nordeste pela BR-101 (imagem 02), sugere-se entrar no entroncamento para cidade de Valença e seguir pela BA-001 até a cidade de Camamu. Em Camamu duas escolhas são possíveis: Contornar a baía de Camamu continuando pela BA-001 e BR-030 (estrada de terra) ou deixar o carro em um estacionamento em Camamu e pegar uma lancha para barra Grande.
Caso opte por atravessar de lancha, tenha em mente que deve chegar em Camamu até as 17:00, horário da última lancha.
DE AVIÃO
O aeroporto mais próximo fica em Ilhéus (IOS) e é operado pelas companhias LATAM, AZUL e GOL originários de São Paulo, Campinas, Brasília, Belo Horizonte e Salvador. O aeroporto internacional mais próximo é o de Salvador (SSA).
A Abaeté Aviação está realizando vôos de Salvador para Barra Grande (Península de Maraú) - https://voeabaete.com.br
A partir de ilhéus o trecho terrestre pode ser feito contratando-se um transfer até a cidade de Camamu (1:40hr) e dali pegar uma lancha até Barra Grande. As lanchas partem de hora em hora, das 8:00 às 17:00, a travessia dura 40 minutos e é um lindo e prazeroso passeio através de manguezais intocados e belas ilhas.
Tenha em mente o horário de chegada de seu vôo para chegar em Camamu até as 17:00, horário da última lancha.
Para quem vem pelo aeroporto de Salvador (SSA) (imagem 03), a melhor opção é pegar o Ferry-boat para Bom Despacho, na ilha de Itaparica, e seguir pela BA-001 até Camamu (pode-se alugar um carro ou contratar um transfer para o deslocamento terrestre). De Camamu duas escolhas são possíveis: Contornar a baía de Camamu continuando pela BA-001 e BR-030 (estrada de terra) ou deixar o carro em um estacionamento em Camamu e pegar uma lancha para barra Grande. (https://www.internacionaltravessias.com.br)
Imagem 01
Imagem 02
Imagem 03
Créditos: https://obar.art.br/blog/como-chegar
// Mapa